skip to Main Content

Fiscalização ajuda cidades a gastar de forma eficaz

Publicado em 19/09/2014 | Amanda Audi  Gazeta do Povo

Com um órgão de monitoramento atuante, Maringá concilia bons índices sociais e de planejamento orçamentário.

Fonte: Walter Fernandes/ Gazeta do Povo

A fiscalização dos gastos pú­­blicos provoca resultados na melhoria da qualida­­de de vida de uma cidade. É o que sustenta a presidente do Observatório Social de Maringá, Fábia dos Santos Sac­­co. A cidade do Norte do estado tem o segundo melhor Ín­­dice de Desenvolvimento Hu­­mano Municipal (IDHM) do Paraná, indicador que relacio­­na dados de longevidade, educação e renda. Fica atrás apenas de Curitiba. Não por acaso, Maringá foi a primeira cidade a ter um observatório social, que analisa editais de licitação da prefeitura e pede a impugnação daqueles com indícios de irregularidades, como distorções ou sobrepreço. A economia aos cofres públicos já passou dos R$ 50 milhões em oito anos de atuação.

“O que a gente pode afirmar é que depois da intervenção do Observatório, o porcentual de investimentos [da cidade] aumentou. Diminuem os gastos com a máquina e aumentam os investimentos em saúde, educação, etc. Com a fiscalização, passa a sobrar dinheiro”, afirma Fábia.

Maringá também apresenta pouca diferença entre a previsão de quanto irá arrecadar e o quanto efetivamente entra nos cofres – indicador de que a cidade se planeja de maneira eficaz, segundo Francisco Xavier Soares Filho, o autor do levantamento sobre orçamento publicado ontem, com exclusividade, pela Gazeta do Povo. O estudo mostra que as prefeituras do estado vem errando muito, e de forma sucessiva, nas previsões de arrecadação de receita. Os erros podem esconder manobras dos prefeitos para manipular o orçamento e direcionar investimentos em benefício próprio.

Continue lendo: Gazeta do Povo

 

Back To Top