skip to Main Content

Sociedade civil organizada fiscaliza órgãos públicos de Maringá

Em tempos de panelaço e manifestações pelos quatro cantos do país, muita gente vêm se achando bom entendedor de política , opinando aqui, pedindo por impeachment acolá. Todo mundo tem o direito e o dever de exercer a sua cidadania . Mas, enquanto muitas pessoas se preocupam exclusivamente em culpar determinado partido político pela corrupção que assola o país, e criticar o desempenho do governo federal, aqui em Maringá um grupo apartidário desenvolve um trabalho de prevenção neste sentido. É o Observatório Social de Maringá.Lançado em 2006, o Observatório Social de Maringá tem como objetivo evitar o desvio de dinheiro público e garantir a aplicação correta dos recursos. Estima-se que, aproximadamente, setenta milhões de reais tenham sido poupados por meio da fiscalização contínua e atenta realizada pelo Observatório.

Atualmente, o grupo exerce um papel importante no município e garantiu seu espaço. Mas, nem sempre foi assim. O primeiro presidente do Observatório, Ariovaldo Costa Paulo, explica quais foram os desafios enfrentados no início. “A maior dificuldade foi com relação à aceitação, principalmente dos vereadores. Eles alegavam que o Observatório era um trampolim político, e que nós queríamos ser candidatos. Mas com o tempo eles perceberam que era um projeto sério, e que nós só queremos que o dinheiro seja bem aplicado”.

O Observatório Social fiscaliza a Prefeitura de Maringá, a Câmara dos Vereadores e a Universidade Estadual de Maringá, além da Prefeitura de Sarandi. A advogada e atual presidente do Observatório Social de Maringá, Fábia Sacco, explica como são feitos os trabalhos de acompanhamento do órgão. “A proposta é não deixar que o desvio aconteça. Quando encontramos alguma irregularidade como pagamento indevido, contratação de serviços que não são devidamente prestados, nós fazemos um ofício e encaminhamos ao controle interno do órgão que está sendo fiscalizado.”

Atualmente, o Observatório Social de Maringá conquistou credibilidade. O presidente da Câmara dos Vereadores de Maringá, Chico Caiana, reconhece e respeita o trabalho desenvolvido pelo grupo. “O Observatório tem contribuído para que os gestores, tanto do executivo quanto do legislativo, tenham mais responsabilidade ainda. Nós percebemos que a sociedade está preocupada com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Eu enalteço o trabalho feito pelo Observatório, mesmo tendo algumas divergências.”

O Observatório Social de Maringá inspirou vários outros estados do Brasil. Atualmente, mais de 70 municípios atuam da mesma forma de acompanhamento, fiscalização e intervenção do dinheiro público. Além disso, autoridades da Colombia visitaram Maringá e também resolveram adotar essa ideia.

Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Observatório Social de Maringá acesse o site www.observatoriosocialmaringa.org.br.

Lethícia Conegero é acadêmica do 4º ano do curso de Jornalismo da Unicesumar.

Fonte: Blog O Diário

 

Back To Top