Secretaria Municipal de Fazenda

Orçamento Anual

<Voltar

 

Despesa Geral Secretaria Municipal da Fazenda

Pizza - Empenhado natureza de Despesa

 

Clique nos quadros abaixo e confira os principais grupos de despesa.

     

Fonte:  Portal da Transparência do Município.

ATRIBUIÇÕES

Será de competência da Secretaria Municipal de Fazenda:

•  o  planejamento  operacional  e  a  execução  da  política  econômica,  tributária  e  financeira  do Município;

•  as relações com os contribuintes;

•  o assessoramento às unidades do Município em assuntos de finanças;

•  a gestão da legislação tributária e financeira do Município;

•  a inscrição e cadastramento dos contribuintes, bem como a orientação dos mesmos, a instituição, a previsão e a efetiva arrecadação dos tributos devidos ao ente público;

•  a inscrição da dívida ativa;

•  a guarda e movimentação de valores;

•  a programação de desembolso financeiro;

•  o empenho, a liquidação e o pagamento das despesas;

•  a  elaboração  de  balancetes,  demonstrativos  e  balanços,  bem  como  a  publicação  dos  informativos financeiros determinados pela Constituição Federal;

•  a prestação anual de contas e o cumprimento das exigências do controle externo;

•  os registros e controles contábeis;

•  a  organização  e  atualização  do  sistema  operacional  do  Cadastro  Técnico  para  o  desempenho  da Prefeitura do Município de Maringá;

•  a  análise,  controle  e  acompanhamento  dos  custos  dos  programas  e  atividades  dos  órgãos  da Administração;

•  a supervisão dos investimentos públicos, bem como o controle dos investimentos e da capacidade de endividamento do Município;

•  a contratação de auditoria externa, quando necessário, para análise das contas municipais;

•  a coordenação da gestão dos Fundos afetos à Secretaria;

•  a  administração  das  dotações  atribuídas  às  diversas  unidades  orçamentárias,  relativas  ao  sistema central que representa e outras atividades correlatas.

 

O Secretário Municipal de Fazenda tem por competência:

•  promover a execução da política econômica do Município;

•   promover o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da área;

•  desenvolver  e  realizar  o  acompanhamento  das  receitas  e  despesas  realizadas,  efetuando  projeções, compondo fluxos de caixa, sempre em formato gerencial, objetivando o suporte decisório;

•  acompanhar  a  elaboração  do  Plano  Plurianual  de  Investimentos  e  do  Orçamento  Municipal, compatibilizando-o à Lei de Diretrizes Orçamentárias, bem como acompanhar sua execução;

•  executar as atividades de contabilidade e finanças e as atribuições fiscais e tributárias;

•  desenvolver e acompanhar os objetivos, as  metas e ações do Planejamento Estratégico de Governo que estejam relacionados à Secretaria;

•  coordenar a gestão dos Fundos afetos à Secretaria;

•  desempenhar outras atividades que lhe sejam atribuídas pelo Chefe do Poder Executivo, no âmbito de sua área de atuação.