OSM recebe novos visitantes para troca de experiências

Nesta quarta-feira, 26 de julho, o Observatório Social de Maringá recebeu comitivas das cidades de Francisco Beltrão, Barbosa Ferraz e Chopinzinho. O intuito do encontro foi o de apresentar alguns trabalhos do OSM, mostrar o funcionamento da entidade e também trocar experiências. Sempre é muito positivo e produtivo receber pessoas que também estão engajadas em acompanhar as contas públicas. Agradecemos a presença de todos!

osmn 2 reunião CGOSM

Observatório Social de Maringá recebe Cidades que tem interesse em abrir novos Observatórios

Nesta quarta-feira (28/06/2017), o Observatório Social de Maringá, recebeu a visita das cidades de Doutor Camargo/PR, Ilha Comprida/SP e Santa Maria/RS, que teve como objetivo a troca de experiências para o fomento de novos Observatórios.

O próximo encontro está marcado para o dia 26/07/2017, às 08h30, caso tenha interesse em participar, entre em contato pelo telefone (44) 3025-1282 e e-mail: secretaria@cidadaniafiscal.org.br.

Visita Ilha Comprida-SP e Santa Maria-RS 28-06-17 1  Visita Ilha Comprida-SP e Santa Maria-RS 28-06-17

Maringá inaugura mais um NAF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

A Faculdade Santa Maria da Glória, que possui 11 cursos de graduação, por intermédio do curso de Ciências Contábeis, inaugura o 3º NAF em Maringá.

Já estão em funcionamento os NAFs da Universidade Estadual de Maringá e das Faculdades Cidade Verde. Agora o NAF – Faculdade SMG vem acrescentar maior acesso da população de menor poder aquisitivo, aos serviços contábeis.

Esses escritórios modelos, conduzidos por alunos e futuros contadores, atendem pessoas que querem se formalizar como MEI-Microempreendedor Individual. Prestam suporte necessário como:  preenchimento das guias para a abertura e guias de recolhimento da contribuição mensal do MEI que hoje é de R$ 52,85. Com a supervisão de professores, atendem outros tipos de serviços correlatos, como confecção do imposto de renda e emissão de nota fiscal avulsa.

O NAF trata-se de um importante Projeto Social e de Cidadania Fiscal, idealizado pelo auditor da Receita Federal, Clóvis Belbute. Além de esclarecer e atender a população hipossuficiente quanto ao poder aquisitivo, também prepara os alunos para o mercado de trabalho.

As ações, supervisionadas por um professor coordenador, também possuem assessoria das Receitas Federal/Estadual, e apoio de órgãos de classe como o Sescap (fotos de Marta Gambini).

19105676_1486499754706727_9147356876655082848_n     19059345_1486498778040158_2196985523555734532_n

Lançamento 13º Concurso de Redação sobre “Cidadania Fiscal”

Está em fase de lançamento a 13ª edição do Concurso de Redação Sobre Cidadania Fiscal/2017.

O concurso é promovido pela Sociedade Eticamente Responsável (SER)/Observatório Social de Maringá, em parceria com o Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, UEM, Sinepe/NOPR,  Unicesumar, Receita Federal, Receita Estadual,  ACIM/Maringá e outros órgãos .

As escolas receberão os formulários por meio dos seus órgãos de representação em Maringá: Núcleo Regional de Educação/Maringá, Secretaria Municipal de Educação de Maringá, Sinepe/NOPR e Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM.

O prazo para entrega das redações nos órgãos de representação acima mencionados, será  até a quarta semana de setembro de 2017.

As redações são avaliadas por uma comissão julgadora composta  por  professores de português. Os nomes dos ganhadores são divulgados no evento de premiação que em 2017 acontecerá no final de outubro. A data da premiação e os vencedores, sem ordem de colocação, serão divulgados no site www.observatoriosocialmaringa.org.br, bem como a comissão organizadora entrará em contato para comunicar aos vencedores. A ordem de classificação só será divulgada durante a cerimônia de premiação.

Desde o início do concurso já foram escritas mais de 150 mil redações. Isso significa evolução em termos de cidadania, e a cada ano observa-se que a qualidade dos textos e o conhecimento dos alunos sobre o tema vêm melhorando.

“Observamos por meio deste projeto um grande compromisso de vários professores que não só incentivam seus alunos a participarem, como também realizam o trabalho em sala de aula durante todo o ano de forma interdisciplinar”, informa a voluntária Rosa Fátima dos Santos, membro da comissão organizadora do concurso.

Concorrem neste ano de 2017 as seguintes categorias: 5º ano  e 9º ano do Ensino Fundamental,  2º e 3º ano do Ensino Médio, alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Superior. Os professores também podem participar com uma redação, desde que tenham alunos participando do concurso.

São ao todo 07 categorias com premiações do 1º ao 5º lugar, sendo o total de 35 prêmios, mais um prêmio surpresa que será sorteado entre todos os participantes no dia do evento. Também o professor receberá um prêmio por cada aluno seu, premiado no concurso.

Os formulários para confecção da redação também estão disponíveis na SER Maringá, e podem ser solicitados pelo e-mail  secretaria@cidadaniafiscal.org.br e pelo telefone (044) 3025.1282, com a Priscila.

O concurso tem apoio do NRE – Núcleo Regional de Educação de Maringá, Secretaria Municipal de Educação – Maringá, SETI – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sinepe-Sindicato das Escolas Particulares/PR, UEM/MUDI, UNICESUMAR, Receita Federal, Receita Estadual e ACIM/Maringá.

Regulamento do Concurso de Redação – 2017

Convite apresentação do Teatro “O Auto da barca do Fisco”

Este espetáculo teatral em forma de comédia, está em cartaz desde 2004  e pretende numa linguagem simples, levar à reflexão
sobre as mazelas políticas e antiéticas, sempre atuais em nossa Sociedade.
Também traz propostas de como é possível começar um processo de transformação, com a contribuição de cada Cidadão.

Convite Apresentação o Auto da Barca do Fisco

Dia da Cidadania na Escola

No sábado, dia 10/06/2017, a voluntária do Observatório Social de Maringá e Auditora Fiscal, Rosa Fátima dos Santos, esteve na Escola Municipal de DIA DA CIDADANIA NA ESCOLA 10-06-2017Maringá Aguimar dos Santos, participando do dia da Cidadania para os alunos, professores e comunidade em geral.

Diversos órgãos estiveram presentes no mutirão da Cidadania, dentre eles a Secretaria de Educação, o Detran, Procon, Secretaria de Saúde e outros.

Com o projeto da Cidadania Fiscal, realizou-se a oficina Vendinha do Fisco e a Feira do Tributo com as crianças presentes. Estas através de brincadeira de compra e venda, dos vídeos pertinentes ao tema e de explanações sobre carga tributária, puderam aprender sobre a função social do tributo e a importância do controle social sobre a correta aplicação.

Para a Coordenadora de Educação Fiscal, Rosa Fátima dos Santos “o objetivo deste projeto, é formar cidadãos mais conscientes e com atitude pró ativa diante do que é público”.

DIA DA CIDADANIA NA ESCOLA 10-06-2017 1    DIA DA CIDADANIA NA ESCOLA 10-06-2017 2