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Educação Fiscal e Controle Social rompendo fronteiras

Durante o mês março o prof. Marcílio Hubner de Miranda Neto esteve em Cabo Verde e liderou uma equipe visando a produção de textos para comporem os cadernos de disseminadores do Programa Nacional de Cidadania Fiscal de Cabo Verde (servidores do Ministério de Finanças, jornalistas, professores do ensino Básico e Universitário) . Parte do trabalho foi realizada presencialmente no Liceu da Várzea e na Uni-CV. Parte foi realizada via email considerando que participaram da produção dos materiais pessoas de 3 Ilhas (São Vicente, Santo Antão e Santiago). Foi concluída a redação dos textos do caderno 1 e realizada a primeira diagramação. Foi também iniciada a produção de um segundo caderno. Neste mesmo período o Prof. Marcílio atuou em eventos de sensibilização e capacitação sobre Cidadania Fiscal realizados em parceria com a Igreja do Palmarejo, Rotary Clube, Uni-CV e escoteiros. Colaborou também com a adaptação da peça de teatro “Demogagia” para que contemplasse os princípios da Cidadania Fiscal. As atividades neste período foram altamente positivas. Pois os textos produzidos para os cadernos foram escritos de acordo com os temas propostos por diversos segmentos da sociedade que se fizeram representar no curso de capacitação para produção dos cadernos de disseminadores realizado no mês de fevereiro, que na verdade representou mais um avanço para o programa que vem sendo construído desde de julho de 2014. O trabalho com os universitários foi fortemente motivador e entre os resultados imediatos destacamos: as adaptações para a cidadania fiscal na peça “Demogagia”, a adoção do tema Educação Fiscal e Controlo Social para os trabalhos de conclusão de curso de diversos alunos do Curso de Enfermagem. O Debate com docentes da UniCV para inclusão dos valores da Cidadania Fiscal na abordagem de suas disciplinas. Também merece destaque o intenso interesse dos Rotarianos e dos Rotaracties em trabalhar a cidadania fiscal no âmbito dos clubes e em ações voltadas às comunidades onde estão inseridos. O clube de escotismo por sua vez assumiu o compromisso de trabalhar os princípios da cidadania fiscal com os escoteiros e de os escoteiros serem agentes da disseminação dos valores da cidadania fiscal junto aos seus familiares e à comunidade.

Cronograma das atividades:

Dia 12/03

ATIVIDADE REALIZADA: Palestra – A interdisciplinaridade e a Construção da Cidadania: a contribuição dos profissionais da saúde
Palestrante: Prof. Marcílio Hubner de Miranda Neto
EQUIPE ENVOLVIDA: Dra. Vera Figueiredo (Ministério de Finanças e Planeamento); Dra. Isabel Ferreira da Silva Chagas (Brasil), Coordenação do Curso de Enfermagem da UniCV.
PÚBLICO ALCANÇADO: Professores e alunos do Curso de Enfermagem da Uni-CV: 45 pessoas

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Dia 17/03

ATIVIDADE REALIZADA: Palestra – Educação Fiscal e Controle Social dos Gastos Públicos:contribuições dos clubes de Serviço
Palestrante: Prof. Marcílio Hubner de Miranda Neto
EQUIPE ENVOLVIDA: Dra. Vera Figueiredo (Ministério de Finanças e Planeamento); Dra. Isabel Ferreira da Silva Chagas (Brasil), Dr. Dionísio Pereira (plataforma das ONGs e Rotary Clube)
PÚBLICO ALCANÇADO: Membros dos 3 clubes de Rotary da Ilha de Santiago: 25 pessoas

DIA 20/03

ATIVIDADE REALIZADA: I Seminário Universitário de Cidadania Fiscal
EQUIPE ENVOLVIDA: Dra. Dinóra Patricia Correia da Cruz (UniCV); Dra. Maria Odete Andrade, Dr. Valdyr Ramos, Dra. Vera Figueiredo (Ministério de Finanças e Planejamento); Dra. Isabel Ferreira da Silva Chagas (Brasil).
PÚBLICO ALCANÇADO: Professores do Ensino Superior, Coordenadores pedagógicos do Ensino Básico, alunos da Uni-CV, servidores do Ministério das Finanças. Funcionários do Ministério das Finanças. Total: 186 pessoas.

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DIA 21/03

ATIVIDADE REALIZADA: Palestra – A Educação Fiscal no Contexto Social
Palestrante: Prof. Marcílio Hubner de Miranda Neto
EQUIPE ENVOLVIDA: Dra. Filomena Moreira
PÚBLICO ALCANÇADO: Jovens e familiares da Igreja do Palmarejo (30 pessoas)

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DIA 28/03

ATIVIDADE REALIZADA: Palestra – A Educação Fiscal no Contexto Social
Palestrante: Prof. Marcílio Hubner de Miranda Neto
EQUIPE ENVOLVIDA: Chefias de Escotismo da Achadinha, Praia Cabo Verde
PÚBLICO ALCANÇADO: Chefias, pais e escoteiros da Achadinha (35 pessoas)

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DESTAQUE: PEÇA DE TEATRO DEMOGAGIA

Em Cabo Verde no campo Universitário cabe destacar o trabalho de um grupo de alunos e alunas da Uni-CV que se encontra realizando o curso de iniciação teatral oferecido pelo Instituto Camões com o objetivo de formar um grupo de teatro universitário. No contexto deste curso, alunos e alunas dos cursos de Engenharia Civil (Adilson de Jesus Tavares) , Jornalismo (Somónica Martins Sanches e Romice Eveline Semedo Monteiro), Ciência Política (Edson Liver Gomes), Inglês (Rui de Jesus da Silva Gomes Ramos), Matemática (Ivanilson Gonçalves Silva) e Estudos Cabo-Verdianos e Portugueses (Iolanda Eliane Pinto Monteiro, Alimilde Imaculada da Veiga Rodrigues e Maria Alice de Pina Moreira), bem como dois voluntários da comunidade (Dulcelina Moreira Rodrigues e Jorge Manuel Fernandes Siqueira) idealizaram e estão encenando a peça de teatro “Demogagia” sob direção da docente do Curso de Iniciação Teatral (Elizabete de Fátima Monteiro Gonçalves). A Peça foi escrita pelos alunos e a ela foram agregados os princípios da Cidadania Fiscal Contando para isto com a colaboração do Prof. Marcílio Hubner de Miranda Neto e da Dra. Vera Figueiredo. A peça está voltada à denúncia de visões distorcidas que muitos cidadãos possuem do setor público que favorecem o clientelismo em detrimento da luta por políticas públicas, bem como a corrupção praticada por alguns administradores públicos. A peça possui um dinamismo próprio pois é constantemente reconstruída à luz dos novos acontecimentos políticos e das novas interações com as comunidades onde é apresentada.
Durante o mês de Março a peça “Demogagia” foi apresentada para públicos de diferentes categorias profissionais, diferentes níveis de escolaridade e diferentes classes sociais nas cidades de Praia, Assomada, Ribeira Grande e Tarrafal de Santiago predominando em todos as apresentações grande empatia por parte do público que identifica em cada cena muitos dos problemas que afetam Cabo Verde e que precisam ser combatidos. Trata-se portanto de um campo fértil para a ação extensionista e para a realização de pesquisas empregando metodologias como a observação participante e análise fenomenológica.

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