Na noite de 13 de novembro (quarta-feira), o Teatro Calil Haddad foi palco para a…
Visita Comitiva do México
Nos dias 14, 15 e 16 de julho de 2015, o Observatório Social de Maringá, recebeu uma comitiva de 8 pessoas do México.
Eles possuem um Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Sustentável, o qual é o primeiro projeto de cooperação internacional estabelecido entre uma entidade estatal, Chiapas, México e a União Europeia desde 2003.
Como resultado disso foi obtido um modelo de planejamento territorial com participação social sustentável, permitindo que fosse assinado uma nova parceria que começou no dia 14 de dezembro de 2010, onde iniciou a segunda fase do programa de Desarrollo Social Integrado y Sostenible-Laboratorio de Cohesión Social México-Unión Europea (PRODESI-LCS-MX-UE) para replicar o modelo na região da Sierra de Chiapas e a sustentabilidade das ações realizadas na Selva.
Durante o mês de maio de 2015, um grupo composto por 5 agricultores das regiões de Selva e Sierra, viajarão para a região das Astúrias na Espanha para a troca de experiências com a Rede de Desenvolvimento Rural Asturiana, composta por 1.200 grupos de ação local, conseguindo assinar dois acordos de cooperação para a troca de experiências e apoio técnico.
Esta iniciativa junta-se as ações e resultados da “Escuela de formación promotores de economia social y desarollo local” (Escola de formação de promotores de economia social e desenvolvimento local), cuja realização é a formação de duas “Agencias de Desarollo Local (ADL) ”(Agências de Desenvolvimento Local (ADL)) integrados com os agricultores nas regiões Selva e Sierra, formados, sensibilizados e capacitados para a elaboração de projetos, tomada de decisão, desenvolvimento e bem-estar de seu território.
Neste contexto de formar e equipar os agricultores de ferramentas para serem promotores e detentores de desenvolvimento, eles estão implantando a “Escuela para Observadores Ciudadanos de Políticas Públicas para el Desarrollo Municipal” (Escola para Cidadãos Observadores de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Municipal) que vêm de organizações sociais de 4 municípios da Sierra de Chiapas (Motozintla, Amatenango de la Frontera, Mazapa de Madero y Siltepec, na Fronteira com a Guatemala).
O grupo participou de um intercâmbio internacional que teve como objetivo conhecer a metodologia dos trabalhos desenvolvidos pelo Observatório Social de Maringá na área de Educação Fiscal e no Acompanhamento das Contas Públicas. Foram visitadas várias instituições que apoiam os trabalhos da Entidade, conheceram também a estrutura do Almoxarifado Central do Município de Maringá e a Câmara Municipal.
Segundo Francisco Gallardo, coordenador do projeto mexicano, muitas organizações foram pesquisadas para se copiar o modelo no combate à corrupção, e de todas, o Observatório Social de Maringá mostrou muitas experiências positivas.
Inicialmente, a meta é constituir 04 Observatórios em diferentes cidades do México.