Skip to content

“O Auto da Barca do Fisco” celebra 20 anos do espetáculo

Na noite de 13 de novembro (quarta-feira), o Teatro Calil Haddad foi palco para a celebração dos 20 anos do Observatório Social de Maringá (OSM) e da peça teatral “O Auto da Barca do Fisco”, apresentado pela Trupe Arte, Ética e Cidadania! O evento reuniu autoridades, voluntários, apoiadores, parceiros da entidade, além de estudantes, professores e colaboradores da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Escrito pelo Prof. Dr. Marcílio Hubner e dirigido por Reinaldo Soriani, o Espetáculo é um projeto de extensão do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (MUDI), em parceria com o OSM, Receita Federal e Receita Estadual. Com 20 anos de história, “O Auto da Barca do Fisco” soma mais de 400 apresentações e 250 mil espectadores em várias cidades e países.

Além disso, o OSM vem se destacado na educação fiscal, envolvendo mais de 160.000 alunos nos Concursos de Redação, Frases e Desenhos, realizados anualmente. Até 2023, a entidade fortaleceu o controle social e gerou mais de R$ 260 milhões em benefícios aos cofres públicos.

Dessa forma, é uma honra imensa celebrar essa parceria de duas décadas que fortalece os valores de educação, cidadania e compromisso com a justiça social. O OSM agradece a todos que fizeram este evento especial e reafirma seu compromisso com a cidadania ativa e consciente.

Sobre a peça “O Auto da Barca do Fisco”

A peça “O Auto da Barca do Fisco” é inspirada nas histórias de “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, e “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. A trama apresenta almas sendo submetidas a um julgamento que avalia suas condutas, com um enfoque especial em questões de cidadania fiscal. Assim, esse julgamento é decisivo para determinar o destino de cada alma, seja para o céu ou para o inferno. A adaptação retrata políticos e servidores públicos com humor e crítica, destacando a ética e a responsabilidade na gestão pública.

Back To Top