O Observatório Social de Maringá (OSM) realizou, no dia 05 de novembro de 2025, a…
“O Auto da Barca do Fisco” celebra 20 anos do espetáculo
Na noite de 13 de novembro (quarta-feira), o Teatro Calil Haddad foi palco para a celebração dos 20 anos do Observatório Social de Maringá (OSM) e da peça teatral “O Auto da Barca do Fisco”, apresentado pela Trupe Arte, Ética e Cidadania! O evento reuniu autoridades, voluntários, apoiadores, parceiros da entidade, além de estudantes, professores e colaboradores da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Escrito pelo Prof. Dr. Marcílio Hubner e dirigido por Reinaldo Soriani, o Espetáculo é um projeto de extensão do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (MUDI), em parceria com o OSM, Receita Federal e Receita Estadual. Com 20 anos de história, “O Auto da Barca do Fisco” soma mais de 400 apresentações e 250 mil espectadores em várias cidades e países.
Além disso, o OSM vem se destacado na educação fiscal, envolvendo mais de 160.000 alunos nos Concursos de Redação, Frases e Desenhos, realizados anualmente. Até 2023, a entidade fortaleceu o controle social e gerou mais de R$ 260 milhões em benefícios aos cofres públicos.
Dessa forma, é uma honra imensa celebrar essa parceria de duas décadas que fortalece os valores de educação, cidadania e compromisso com a justiça social. O OSM agradece a todos que fizeram este evento especial e reafirma seu compromisso com a cidadania ativa e consciente.
Sobre a peça “O Auto da Barca do Fisco”
A peça “O Auto da Barca do Fisco” é inspirada nas histórias de “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, e “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. A trama apresenta almas sendo submetidas a um julgamento que avalia suas condutas, com um enfoque especial em questões de cidadania fiscal. Assim, esse julgamento é decisivo para determinar o destino de cada alma, seja para o céu ou para o inferno. A adaptação retrata políticos e servidores públicos com humor e crítica, destacando a ética e a responsabilidade na gestão pública.
