skip to Main Content

Ministro da Justiça debate segurança pública em Maringá

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve nesta quarta-feira (24) em Maringá para discutir questões de segurança pública na esfera municipal com membros do Observatório Social, do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e das forças de segurança locais como Polícia Civil e Militar, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

Cardozo disse o governo federal pretende investir cerca de R$ 4 bilhões no combate à criminalidade até 2014. O objetivo é criar condições para combater o tráfico de entorpecentes e recuperar os usuários em ações conjuntas entre três ministérios: Justiça, Saúde e Desenvolvimento Social.

O ministro destaca que a premissa do governo federal prevê que os municípios participem dos planos que o Ministério da Justiça desenvolve com relação à segurança pública.

Ele afirma que somente com a integração entre União, Estados e Municípios é possível reverter em resultado positivo o ônus do tráfico de drogas e outros crimes relacionados como assaltos e assassinatos.

Cardozo afirma que o foco do combate às drogas é na repressão das organizações criminosas. No entanto, a compreensão com relação ao usuário “não é de aplicação de sanções privativas da liberdade, mas um tratamento de saúde.” “O usuário e o dependente químico devem ser tratados do ponto de vista da saúde. E depois ter uma política de reinserção social”, justificou.

 

Fonte: odario.com – 24/10/12

 

Foto: Ministro José Eduardo Cardozo com representantes do Observatório Social de Maringá – Marcos Luchiancenkol e Ariovaldo Costa Paulo.

 

 

Back To Top