skip to Main Content

Outubro Rosa – Receita Federal

No dia 10 de Outubro o OSM – Observatório Social de Maringá participou de atividades de conscientização sobre o Câncer de Mama, promovidas pela Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná e a 9ª Delegacia da Receita Estadual, em adesão à campanha OUTUBRO ROSA.

  

O movimento Outubro Rosa, é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou a mamografia no mês de Outubro que posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, se tornou o mês nacional (americano) de prevenção ao câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa.

Sabe-se hoje que o câncer de mama é o tumor maligno que mais causa morte na população feminina. Sua causa ainda é desconhecida, mas atrela-se a fatores como idade, história familiar, efeitos hormonais, entre outros.

Muitas das vezes, a doença é notada pelo aparecimento de um nódulo indolor através do autoexame da mulher ou até mesmo pelo exame médico.

Porém a mamografia é ainda o método inquestionável e fundamental para o diagnóstico precoce, e consequentemente para a descoberta do câncer de mama. Quanto antes houver a descoberta do tumor, maiores serão as chances de sucesso do tratamento.

Embora o câncer de mama seja um dos tipos de câncer mais comuns em todo o Brasil, de acordo com os especialistas, a medicina evoluiu bastante nos últimos anos e as chances de cura da doença, se diagnosticada ainda no início, são significativas. E é por este motivo que a conscientização é tão importante.

Back To Top