skip to Main Content

O Observatório Social de Maringá faz estudo da qualidade dos trabalhos e do impacto financeiro nas despesas com o possível aumento de Vereadores

 

IMG_0133Nesta manhã, o Sr. Carlos Anselmo Corrêa, voluntário do Observatório Social de Maringá, realizou apresentação demonstrando que a atuação da Câmara Municipal deixa a desejar em muitos aspectos relacionados à qualidade dos trabalhos realizados. Relembrou-se que as principais funções do Vereador são as de legislar e fiscalizar o executivo, no entanto, por meio dos estudos realizados não foi possível verificar dedicação e empenho nestas funções.

Foram analisados, por amostragem, alguns projetos de lei, requerimentos e indicações, onde o conteúdo era de pequena ou nenhuma eficácia à população maringaense, o que, novamente coloca em xeque o que é produzido naquela Casa de Leis. Ressaltou-se, assim, ser necessária uma melhora na qualidade, que não será alcançada com o aumento de vereadores.

Demonstrou-se, ainda, que o aumento do número de vereadores, além de estar na contramão das ações federais e estaduais que buscam a contenção dos gastos públicos, ainda acarretaria em um possível aumento de R$ 7.140.205,82 de gastos dentro da Câmara, verba esta que IMG_0138poderia ser aplicada para outras finalidades de maior relevância e urgência. Um destes pontos seria a fila de espera para atendimentos médicos, que é de aproximadamente 30.000 pessoas esperado no município, e que poderia ser totalmente zerada com a utilização deste valor. Além disso, com este valor, também se demonstrou que seria possível aumentar o salário dos professores.

O Sr. Carlos Anselmo salientou que a educação é fundamental para que as pessoas elejam conscientes os seus representantes, o que levaria ao real aumento na representatividade. Concluindo que o que é imprescindível, no momento, é o aumento de qualidade dos trabalhos dos vereadores e não de quantidade de membros nesta casa legislativa.

IMG_0141

Apresentação 06-04-15 – CMM

Back To Top